Workshop de Experimentação em Gravura

Workshop de Experimentação em Gravura através de meios alternativos

Pensando nos termos “gravura em relevo” e “gravura em côncavo” como base para o desenvolvimento dos trabalhos, a proposta visa explorar a gravura, baseada nas técnicas de xilogravura e gravura em metal, bem como a cologravura. Com reutilização de materiais como Tetrapak, acetato e outros recicláveis, usando meios alternativos para a criação das matrizes.
A gravura em relevo é uma técnica de redução, onde as áreas brancas da imagem são inseridas na matriz. A tinta é aplicada nas superfícies da matriz, muito similar a um carimbo. Já na gravura em concavo a tinta é aplicada em sulcos feitos na matriz, a imagem “riscada” é a que será impressa. E a cologravura é uma técnica de adição, onde são acrescentados diversos tipos de materiais na matriz, para que se utilizem texturas para criar a imagem.
A aplicabilidade da gravura no quotidiano, a reutilização de materiais, e uso de meios acessíveis e de baixo custo para a criação de gravuras serão o foco principal do workshop.

Dias e horários: 29 e 30 de abril (sábado e domingo) de 13h30 às 17h30.

Investimento: 150 reais por aluno + taxa de material coletivo de 15 reais

Inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9Kxzx1fGIWi5aHrwSmZCv1NF34lQKv5ifAmJzzm-bSbuC2g/viewform?usp=sf_link

 

divulga